João Gabriel Bressan foi sócio fundador do Rotaract Club de Primavera (SP)

Ex-presidente do Rotaract Club de Primavera recorda companheirismo de João Gabriel Bressan


Rotaractianos de Primavera em evento

“Dar de si, antes de pensar em si” é o lema do Rotaract Club e foi com esse mesmo propósito que João Gabriel Bressan ingressou na instituição em meados de 2000. Ainda jovem, o até então estudante de jornalismo, foi o primeiro Protocolo da unidade de Primavera (SP).

 

“Ele passava uma energia boa, dava confiança. Eu diria que foi o melhor orador”, quem relata é o presidente do Rotaract na época, Rodrigo da Silva Lima, hoje com 38 anos e administrador de empresas em Porto Alegre (RS).

 

Ainda de acordo com ele, Bressan foi o homem que representou a luta para alcançar um sonho. “Ele conseguiu chegar no seu principal objetivo, isso me enche de orgulho. Era amigo e companheiro de todas as horas”, afirma.

 

Rodrigo se recorda de um episódio que ficou marcado em sua memória. Na cerimônia de posse dos membros fundadores do Rotaract Club de Primavera, ele e Bressan tiveram que falar em público para as autoridades presentes no local. “João Gabriel me tranquilizou, foi a primeira vez que ficamos de frente com tantas pessoas, foi inesquecível”, lembra.

 

O ex-presidente conta ainda que quando ficou sabendo da morte do amigo, entrou em estado de choque. A primeira reação foi confirmar com os companheiros se o fato realmente era verdade, pois para ele foi inacreditável. “ O João era muito novo, confesso que deixou um vazio em nossos corações”, diz.

 

O que permanece é a saudade e o desejo de voltar no tempo, onde os sonhos eram intermináveis. A sede de fazer o bem partiu da vontade de jovens, que não mediram esforços para contribuir com a sociedade. João Gabriel Bressan deixou uma marca na história do Rotaract Club. “Se eu tivesse a oportunidade de vê-lo mais uma vez lhe daria um forte abraço e o agradeceria por tudo o que me ajudou”, finaliza Rodrigo.

Rotaractianos de Primavera reunidos no Rotary Club

Homenagem

Uma homenagem baseada na vida do jornalista de sobrenome Bressan. A história escrita pelas mãos do poeta que fez do jornalismo uma carreira sólida pelo profissionalismo e competência. O eterno repórter não morreu e será lembrado no “1º Prêmio Jornalista João Gabriel Bressan”, em 10 de junho de 2017, na sede do Rotary Club de Santo Anastácio. O evento é uma iniciativa do Rotaract Club e pretende fomentar a participação de estudantes na elaboração de textos jornalísticos na categoria online.

 

A proposta pretende reunir alunos da Faculdade de Comunicação Social “Jornalista Roberto Marinho” de Presidente Prudente (Facopp), para dar a oportunidade de destaque aos cinco melhores colocados, com premiações que variam entre bolsas de estudo, publicação em periódico regional, troféus e certificados. A banca avaliadora é composta por jornalistas altamente qualificados, são eles: Carolina Zoccolaro Costa Mancuzo, Lêda Marcia Litholdo, Thiago Zuniga Ferri e Gabriela Araújo Correia.

 

A taxa de inscrição é de R$ 15 e deve ser paga por depósito bancário ou à tesouraria do Rotaract, que estará na universidade para recolher a verba. Para se cadastrar basta entrar no site http://rotaractsantoanastacio.com.br/projetos/premio-jornalista-joao-gabriel-bressan/ e informar os dados pessoais até o dia 5 de maio.

 

Os textos devem ser enviados até o dia 10 do mesmo mês. O resultado dos classificados será publicado em 2 de junho, na página oficial da instituição. O tema da reportagem é: “Os limites da liberdade de expressão nas redes sociais”.

 

O evento é uma realização do Rotaract Club de Santo Anastácio em parceria com o Rotary Club. Os patrocinadores que investiram no proejto são: Unoeste, Revista Foco, Gráfica Cipola, Stillus Festas, Vidraçaria Tetila e Facopp.

 

O jornalista é um contador de histórias que dá voz ao povo. É o profissional que segue os princípios éticos da notícia e busca a verdade todos os dias.
Prepare o melhor lead, fique ligado no deadline e participe do 1° Prêmio Jornalista João Gabriel Bressan!

Premiação

1° colocado - Um Curso EAD Extensão de até 100h; Publicação Revista Foco; Troféu; Bolsa com 90% de desconto na matrícula em curso de pós-graduação na Unoeste, na modalidade EAD + 15% de desconto nas mensalidades*; certificado de participação.

 

2° colocado - Um Curso de aperfeiçoamento, na modalidade EAD, em mídia digital; Bolsa com 90% de desconto na matrícula em curso de pós-graduação na Unoeste, na modalidade EAD + 15% de desconto nas mensalidades*; certificado de participação.

 

3° colocado - Uma Bolsa com 90% de desconto na matrícula em curso de pós-graduação na Unoeste, na modalidade EAD + 15% de desconto nas mensalidades*; certificado de participação.

 

4° colocado - Uma Bolsa com 90% de desconto na matrícula em curso de pós-graduação na Unoeste, na modalidade EAD + 15% de desconto nas mensalidades*.

 

5° colocado - Uma Bolsa com 90% de desconto na matrícula em curso de pós-graduação na Unoeste, na modalidade EAD + 15% de desconto nas mensalidades*.

 

*As bolsas em curso de pós-graduação são válidas apenas para os cursos de Comunicação Empresarial, Marketing Digital e Mídias Digitais Interativas.

João Gabriel em meados de 2000, época em que iniciou no Rotaract

João Gabriel

João Gabriel Bressan nasceu em Presidente Prudente no dia 10 de dezembro de 1984, mas cresceu em Porto Primavera, no distrito de Rosana.

Ainda jovem, começou a faculdade de jornalismo em 2002, na Faculdade de Comunicação Social “Jornalista Roberto Marinho” de Presidente Prudente (Facopp). Nesse período, o até então estudante instigou ainda mais o sonho de trabalhar na televisão, com a oportunidade de estagiar na TV Fronteira, afiliada da Rede Globo. Ele teve a chance de mostrar seu potencial em um ano e dois meses. Em 2006 o jornalista foi contratado como repórter da sucursal de Dracena na mesma emissora.

Durante seis anos Bressan também trabalhou na TV Diário, afiliada da Rede Globo em Mogi das Cruzes (SP). Em 2012 o jornalista retornou a Presidente Prudente para atuar como editor-chefe e apresentador do SPTV 1ª edição.

No dia 10 de setembro de 2015, ele foi internado no Hospital Regional de Presidente Prudente, com um quadro grave de anemia. Durante tratamento Bressan não melhorou e foi encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde permaneceu durante 15 dias.

O quadro clínico do jornalista evoluiu para um choque séptico de foco pulmonar que levou à falência múltipla dos órgãos. João Gabriel Bressan morreu no dia 28 de outubro de 2015, aos 30 anos de idade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

João Gabriel Bressan foi sócio fundador do Rotaract Club de Primavera (SP)

Acessar

Esqueci minha senha

Back to
Acessar